No seu septuagésimo sete aniversário de criação (21/12/1948), a Comissão Goiana de Folclore procura manter vivo o ideal de seus primeiros membros, cuja missão hoje é abraçada pelas Comissões Municipais de Folclore do Estado de Goiás, com atuação e coordenação da CGF, divulgando a finalidade de identificar, “preservar” e incentivar as manifestações folclóricas do Estado valorizando, assim, a memória e origem dos goianos.
Em relação à criação das Comissões Municipais, é de todo pertinente o registro de sua diretoria e membros, respeitando as recomendações da CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO, capítulo V- SALVAGUARDA E PROMOÇÃO sugere-se que as Comissões Estaduais se articulem com os órgãos locais para a realização de pesquisas e outras atividades que visem a promoção e a salvaguarda dos portadores e de grupos folclóricos de qualquer natureza.
Não podemos falar da criação da Comissão Goiana de Folclore sem falar na Comissão Nacional de Folclore. Já que a CGF surgiu por iniciativa da segunda e a ela é vinculada.
A Comissão Nacional de Folclore foi criada em 7 de novembro de 1947, por Renato de Almeida, sendo uma entidade vinculada ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura e a Unesco. Renato de Almeida, diplomata, escritor, musicólogo, alto funcionário do Ministério do Exterior, valeu-se da oportunidade de criação do organismo nacional da UNESCO, para nele incluir a Comissão, com subcomissões em todos os Estados, em que folcloristas e amigos do folclore tomariam parte, com participação voluntária e gratuita nas tarefas que viesse a empreender.
O Estado de Goiás, leva adiante a criação das comissões municipais de folclore, iniciativa do folclorista Bariani Ortencio, presidente de Honra da CGF (in memorian).
Assim, estamos honrados em mencionar a relevância dos Registros de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Estado de Goiás, através do projeto MAPI-GO e FOLCLORE GOIANO EM AÇÃO. O Registro amplia as possibilidades de reconhecimento da contribuição cultural dos diversos grupos cujo legado, em grande parte, se compõe de saberes, formas de expressão e modos de fazer e viver enraizados no cotidiano das comunidades e repassados de geração para geração.
O movimento folclórico goiano está desdobrando e realizando atividades itinerantes, contextualizando os saberes das manifestações folclóricas de cada município. Em 2017 iniciamos o projeto itinerante apoiada pela a Comissão Inhumense de Folclore (Presidente Cleumar de Oliviera), 2018 Comissão Novavenezina (Presidente Patrícia Loures) e Itauçuense (Presidente Tenente Barbosa), 2019 Comissão Palmeirense de Folclore e 2021, via remoto realizamos a IV Semana de Folclore Itinerante no Estado de Goiás, sediada pela Comissão Bela-vistense de Folclore (Suzana Oliveira), Comissão Caldazinhense de Folclore (Adelmar de Araújo), aconteceu o IV Encontro de Presidentes das Comissões Municipais de Folclore, dentro do projeto Itinerante, Em agosto de 2025 Comissão Aparecidense de Folclore sediou a V Semana Itinerante de Folclore, momento que empossamos nova diretoria da Comissão Goiana de Folclore e diretoria da Comissão Aparecidense de Folclore, nova presidente Nilda Simone, ainda entregamos certificados para a nova diretoria da Comissão Alexaniense de Folclore, Verone Batista, reestruturamos e empossamos a nova diretoria ada Comissão Canedense de Folclore, presidente Vânia Bandeira. Iremos via on-line celebrar os 77 Anos da Comissão Goiana de Folclore, no dia 21/12, realizado no canal YouTube “Jornal dos Romeiros – Falácocê”, sob a batuta do amigo jornalista Wladimir Agmont.
Registro folclórico brasileiro: Parabenizamos as Comissões Estaduais de Folclore co-irmãs que neste ano completaram 77 ANOS e possuem muitos objetivos em comum.
São elas: Comissão Alagoana de Folclore, Comissão Catarinense de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, Comissão Gaúcha de Folclore, Comissão Mineira de Folclore, Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, Comissão Paulista de Folclore e nós Comissão Goiana de Folclore.
Registro folclórico goiano: Vem aí em 2026, VI Encontro dos presidentes das comissões municipais de folclore do Estado de Goiás serão sediados pela Comissão de Folclore, presidente e a VI Semana de Folclore Itinerante do Estado de Goiás.
Viva! E mais viva! E ainda, viva!!!… A COMISSÃO GOIANA DE FOLCLORE.
Saudações folclóricas!
Izabel Signoreli
Presidente da Comissão Goiana de Folclore